terça-feira, 11 de maio de 2010

A Poluição dos Rios

Atividade 3.3

Titulo: Poluição dos Rios

Autores: Professora Adriane Wionczak e Suzana Jaroszewski

Séries= 3ª série “31” e 4ª “41”

Estrutura Curricular: Ensino Fundamental

Matéria= Ciências

Tema= Poluição

Objetivos:
1)Desenvolver o senso crítico quanto à preservação da água para a manutenção da vida no planeta;
2) Identificar quais são as causas de poluição dos rios;
3) Listar sugestões e práticas de como diminuir a poluição da água.
4)Recursos: muc., sala de informática com acesso a internet, máquina fotográfica, data show, aparelho de som.

5)Desenvolvimento das aulas:
1ª Aula= Passeio até o Rio Comandai e Três Passinhos, com observação e registro através de fotos, da situação em que os mesmos se encontram ( 120 min.)

2ª Aula= Os alunos foram até o laboratório de informática, onde juntamente com a professora, montaram um Power Point com as fotos tiradas. Depois assistiram e fizeram uma análise listando a situação de poluição em que se encontram os rios visitados. ( 90 minutos).

3º Aula= Os alunos assistiram o vídeo do You Tube com o título “Pardo sim, sujo não”. É um vídeo que mostra numa linguagem fácil para as crianças entenderem o que causa poluição aos rios. Após assistirem o vídeo compararam as causas apresentadas no filme com as fotos dos rios Comandaí e Três Passinhos. (60 min.)

4ª Aula= Foi realizado um debate sobre o que esta poluindo os rios após foi elaborada uma lista coletiva de sugestões para diminuir e evitar a poluição.
Encerrando, fizeram uma exposição com cartazes, fotos e sugestões que eles elaboraram em sala de aula. Também foram convidadas as demais turmas para assistirem o filme “Pardo sim, sujo não” e a apresentação do Power Point. sobre os rios Comandai e Três Passinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário